
Uma proposta de metodologia de ensino pautada na emancipação humana: fundamentos filosóficos e linguísticos para o tratamento da variação e do preconceito linguístico
2019; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 21; Issue: 35 Linguagem: Português
10.3895/rl.v21n35.10767
ISSN2179-5282
AutoresBreno Alves dos Santos Blundi, Alex Junior dos Santos Nardelli,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO artigo que se segue tem por objetivo central propor uma atividade didática pautada em uma metodologia que trabalhe com a emancipação humana, visando a superação do preconceito linguístico e tratando da variação linguística em sala de aula. Para tal, os autores se valeram dos estudos de autores como: MARX (1968); CHAUÍ (1999); GARCIA (2012); SAVIANI (2013;2017); GASPARIN (2013); BLUNDI, NARDELLI (2018), dentro outros. O problema que norteou a pesquisa é: como superar o preconceito linguístico reproduzido na educação capitalista através da metodologia de trabalho docente-discente proposta por Gasparin (2013)? É esperado que com este artigo professores da rede pública e privada consigam reflitam sua própria prática pedagógica e tentem se apropriar, através das metodologias de ensino disponíveis que seja benéfica para o desenvolvimento do educando de maneira ampla, científica, sistémica e social.
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