
Jogos didáticos no ensino e na aprendizagem de Ciências e Biologia: concepções e práticas docentes
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 5 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i5.3290
ISSN2525-3409
AutoresAlexandre Rodrigues da Conceição, Maria Danielle Araújo Mota, Paulo Meireles Barguil,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEnsinar Ciências e Biologia tem demandado do professor muito mais do que o domínio dos conteúdos, pois, mesmo que esse fator seja importante, a maneira como aqueles estão sendo apresentados aos estudantes precisa ser discutida. Essa pesquisa buscou compreender as concepções de professores de Ciências e Biologia sobre a utilização dos jogos didáticos no contexto escolar. Utilizou-se uma abordagem qualitativa de natureza descritiva, com a aplicação de questionário com dois professores de Biologia que lecionam em duas escolas da rede pública estadual de ensino de Alagoas, uma na cidade de Rio Largo e outra na cidade de Maceió. Por meio da análise textual discursiva, os resultados nos revelam o conhecimento dos professores sobre a importância da utilização dos jogos didáticos no ensino de Ciências e Biologia, porém raras vezes isso acontece, o que indica a necessidade de avançarmos nas discussões sobre a carência de diversificarmos a prática docente criando condições para a construção do conhecimento por diferentes recursos, dentre eles, o jogo didático.
Referência(s)