Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O som do silêncio: vibrações da música no desenvolvimento sociocultural da criança com espectro autista

2020; Portal de Periódicos UDESC; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5965/1984317816012020149

ISSN

1984-3178

Autores

Garbareth Edianne Mattos, Rita Buzzi Rausch, Amanda Lang,

Tópico(s)

Child Nutrition and Feeding Issues

Resumo

Este artigo configura-se como uma análise da música no desenvolvimento sociocultural da criança com espectro autista, partindo das experiências e inquietações das pesquisadoras em relação a esta temática no contexto educativo da Educação Infantil. Possui como objetivo compreender as repercussões e vibrações da música no desenvolvimento sociocultural da criança com espectro autista na Educação Infantil e a partir disso, instigar reflexões sobre o tema. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho teórico, mas que também apresenta sugestões práticas de como regular o espaço com música para criança com espectro autista. Toma como percurso, sobretudo, as ideias de Vigotski (1929, 1995, 1997, 1998, 2009, 2003, 2010). Por intermédio desse texto, suscita-se reflexões sobre os processos de apropriação da criança com espectro autista com os signos da música, e como a música pode potencializar ações educativas em relação à inclusão na Educação Infantil. Na produção deste artigo, desvela-se a importância de pensar em práticas educativas para crianças com espectro autista, enfatizando uma inclusão mais humanizadora, crítica e consciente por meio da educação musical.

Referência(s)