Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

FICOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR: ATIVIDADES PRÁTICAS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA – PI

2020; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 9; Issue: 20 Linguagem: Português

10.12957/e-mosaicos.2020.44907

ISSN

2316-9303

Autores

Maria Gardênia Sousa Batista, Rogers Stanley Quadros,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O presente artigo tem por objetivo geral apresentar a inserção de discussões sobre Ficologia (estudo das algas), unindo ações realizadas dentro da sala de aula, no campo e no laboratório; e como objetivos específicos despertar nos estudantes o interesse pelo estudo da Ficologia; relacionar teoria e prática a partir do estudo das microalgas e desenvolver atividades práticas e a produção de um material didático intitulado "FITOPLÂNCTON: uma gota de conhecimento". Para efetivação desses objetivos foi utilizado o método de pesquisa e prática tendo como lócus uma unidade escolar do estado do Piauí, localizada no centro da cidade de Teresina e como sujeitos da pesquisa 260 estudantes do ensino médio do ano de 2019. A coleta de dados da pesquisa ocorreu em um primeiro momento com a visita ao parque lagoas do norte e em segundo momento, uma aula prática no laboratório de Ficologia da UESPI,onde os estudantes tiveram a oportunidade de visualizar as amostras de microalgas coletadas nas lagoas e visualizar com o auxílio de microscópio. Em seguida aplicou-se um estudo dirigido junto aos estudantes para avaliar a percepção sobre o conhecimento em Ficologia. Em conclusão a pesquisa revelou que a produção de material didático para uso no ensino médio como proposta para a produção de conhecimento, bem como despertar a consciência para a responsabilidade ambiental em sala de aula, desenvolvendo um olhar crítico sobre o meio ambiente com a finalidade de assegurar a qualidade de um recurso natural tão nescessário e raro em muitas partes do planeta que é água.

Referência(s)