Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A educação escolar contemporânea: a formação do jovem no século XXI

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 12; Issue: 26 Linguagem: Português

10.28998/2175-6600.2020v12n26p527-544

ISSN

2175-6600

Autores

Fabrício Spricigo, Lourival José Martins Filho,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo constitui um balanço acerca dos valores predominantes que compõem o pensamento pedagógico empresarial de formação do jovem para o século XXI. Objetiva identificar propostas para a formação do jovem na atualidade, enfatizando especialmente as demandas do mundo do trabalho e seus impactos na educação escolar básica. Com aporte no método histórico-dialético, utilizamos como fontes referenciais a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e o Portal de Periódicos da CAPES. Nesse sentido, identificamos algumas determinações que incidem sobre a formação do jovem, destacando-se, principalmente, as demandas requeridas pelo mundo da produção econômica sob influência do capitalismo contemporâneo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX