
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA EM MUNICÍPIOS GOIANOS
2020; Volume: 4; Issue: 8 Linguagem: Português
10.13037/rea-e.vol4n8.6401
ISSN2525-703X
AutoresAri Raimann, Fátima Almeida Baraúna,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO texto analisa o modelo de gestão do Conselho Municipal de Educação (CME) em três municípios do Estado de Goiás - Rio Verde, Santa Helena de Goiás e Jataí-GO. A pesquisa de campo e documental, de natureza qualitativa foi norteada pela seguinte questão: quais seriam as formas de gestão e atuação dos CMEs em relação ao viés democrático? Como procedimento metodológico, foram utilizados questionários com questões semiestruturadas. A análise teve como suporte a perspectiva crítica. Os dados mostraram que os Conselhos Municipais de Educação se constituem importantes mecanismos que contribuem para o fortalecimento da democracia local, e que podem se tornar um ambiente de articulação política, de organização e de reflexão da sociedade civil acerca dos desafios educacionais dos municípios.
Referência(s)