
Níveis de aprendizagem para o tópico de funções no Ensino Médio
2020; Volume: 1; Linguagem: Português
10.37853/pqe.e202008
ISSN2675-1933
AutoresLílian Nasser, Eduarda de Jesus Cardoso,
Tópico(s)Diverse scientific research topics
ResumoA Teoria de van Hiele para o Desenvolvimento do Pensamento Geométrico tem sido considerada como guia ao ensino e à aprendizagem de Geometria. Este modelo consiste em dois grandes princípios: descrição da estrutura cognitiva, caracterizada por níveis mentais hierárquicos a serem atingidos pelos alunos e pela metodologia de ensino para que estes níveis sejam alcançados, orientando professores quanto à tomada de decisão relacionada ao ensino. A partir de um estudo sobre os modelos de desenvolvimento do pensamento sobre a linguagem de funções, este trabalho tem o objetivo de relatar o processo de testagem e validação de um modelo de níveis de desenvolvimento para a aquisição do conceito de função, baseado no modelo de Van Hiele. Para isso, foram aplicadas atividades variadas a alunos do Ensino Médio. Os resultados comprovam a validade da escala proposta, já que a classificação dos alunos da amostra se distribuiu por todos os níveis, obedecendo a hierarquia. Palavras-chave: Função. Teoria de van Hiele. Níveis de aprendizagem. Classificação dos alunos. Intervenção didática.
Referência(s)