Objetos Digitais de Aprendizagem como Recurso Mediador do Ensino de Química
2019; Volume: 13; Issue: 27 Linguagem: Português
ISSN
2237-0315
AutoresMaria Edivania Rodrigues da Silva Neves de Oliveira, José Wilson Pires Carvalho, Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoDigital Learning Objects as a Mediator Resource of Chemistry Teaching Resumo Este artigo e resultado de uma pesquisa empirica que teve como objetivo analisar as possibilidades e limitacoes de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) enquanto recursos mediadores do ensino de quimica, na percepcao dos estudantes do ensino medio, de uma Escola publica estadual de Mato Grosso. Para tanto, foi realizada uma experiencia de ensino de quimica com o uso de ODA, sendo eles: “Balanceamento de Equacoes quimicas”, “Reagentes, produtos e excessos” e “ balance ”. A pesquisa foi desenvolvida com uso de entrevista estrutura, aplicada a dezenove estudantes, e analise interpretativa dos dados qualitativos. Os resultados permitem demonstrar que os ODA possuem possibilidades de motivar e mobilizar conhecimento, dinamizar o ensino e auxiliar a aprendizagem, exemplificar os conteudos, oferecer feedback, permitir visualizacao do conteudo, melhorar a compreensao dos conteudos e simplificar a aprendizagem, e, limitacoes de nao permitir feedback, apresentar conteudos incompletos e interface limitada, apresentar dificuldade de serem utilizados e nao-oferecer toda a ajuda necessaria para resolucao das atividades, que podem influenciar o ensino de quimica. Os ODA apresentam contribuicao com o ensino dos conceitos quimicos, ainda que apresentem aspectos a serem aprimorados. Palavras-chaves: Objetos de Aprendizagem. Ensino de Quimica. Tecnologia Educacional. Abstract This article is the result of an empirical research that had as objective to analyze the possibilities and limitations of Digital Learning Objects (DLO) as mediators of the teaching of chemistry, in the perception of high school students, of a state public school in Mato Grosso. For that, a chemical teaching experiment was carried out with the use of DLO, being: Balancing of chemical equations, Reagents, products and excesses and Chemical balance. The research was developed using interview structure, applied to nineteen students, and interpretative analysis of qualitative data. The results allow us to demonstrate that DLO possesses possibilities to motivate and mobilize knowledge, to dynamize teaching and to aid learning, to exemplify contents, to offer feedback, to allow content visualization, to improve content comprehension and to simplify learning, and allow feedback, present incomplete contents and limited interface, present difficulties to be used and not offer all the help needed to solve activities, which can influence the teaching of chemistry. The DLO contribute with the teaching of chemical concepts, even though they present aspects to be improved. Keywords: Learning Objects. Chemistry teaching. Educational technology.
Referência(s)