
Percepções de Engajamento no Trabalho sob a Ótica do Modelo JD-R: Estudo em um Centro Federal de Educação Tecnológica no Rio de Janeiro
2019; Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Administração e Economia; Volume: 15; Issue: 30 Linguagem: Português
10.15603/1982-8756/roc.v15n30p121-158
ISSN1982-8756
AutoresSheila da Silva Carvalho Santos, Isabel de Sá Affonso da Costa, Jorge Augusto de Sá Brito e Freitas, Denise Medeiros Ribeiro Salles,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste artigo apresenta resultados de pesquisa que descreveu como doze servidores técnico-administrativos de um Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) no Rio de Janeiro percebem seu nível de engajamento no trabalho, com base nos elementos do modelo Job Demands-Resources (JD-R): recursos de trabalho e pessoais; demandas de trabalho; engajamento no trabalho (vigor, dedicação, absorção) e desempenho. Adotou-se abordagem qualitativa, a partir da adaptação do questionário JD-R. A coleta de evidências deu-se pela triangulação entre análise documental, entrevistas semiestruturadas e complemento de frases. Os resultados evidenciaram que o engajamento dos servidores é limitado à dimensão dedicação. Os servidores percebem-se detentores de recursos pessoais e com desempenho bom ou razoável, porém os aspectos relacionados aos recursos de trabalho foram inconclusivos. Considerando que os recursos de trabalho são os antecedentes mais importantes para o engajamento e para o desempenho, é possível que, no contexto da Administração Pública, existam outros elementos que influenciem essa relação.
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