Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estudo da evasão dos estudantes de Licenciatura e Bacharelado em Física: uma análise à luz da Teoria do Sistema de Ensino de Bourdieu

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 37; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/2175-7941.2020v37n1p105

ISSN

2175-7941

Autores

João Fernandes, Michele Hidemi Ueno Guimarães, André Robert, Marinez Meneghello Passos,

Tópico(s)

Health, Education, and Aging

Resumo

A evasão e a retenção são problemas que circundam os cursos de Física por todo o Brasil. Neste artigo, apresentamos os resultados de uma investigação, que se propôs a levantar alguns dos motivos relacionados a esses fenômenos. Para isso, foram feitas entrevistas com estudantes e os professores dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física da Universidade Federal de Ouro Preto. Para o estudo dessa problemática assumimos a Teoria do Sistema de Ensino de Bourdieu, evidenciando as diversas relações de dominância existentes nos cursos, o que contribui para que a evasão e a retenção nesta Universidade analisada sejam altíssimas. Entre as conclusões a que chegamos, após os procedimentos analíticos do corpus investigativo, ou seja, dos relatos coletados, destacamos: para os estudantes esses motivos concentram-se nas relações pessoais “complicadas” com os professores e na rotina “acelerada” nas repúblicas em que residem; para os professores, o principal fator está relacionado ao uso do curso de Física como um “trampolim” para outros cursos, principalmente, Engenharias.

Referência(s)