Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Celular, Sala de Aula e Produção de Vídeos: MOOC para Formação Audiovisual de Professores

2020; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18264/eadf.v10i1.923

ISSN

2177-8310

Autores

Tarliz Liao, Ana Raquel Da Cruz Proença,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O presente artigo aponta para as possibilidades de uso dos smartphones (celulares) como ferramenta de produção de vídeos em sala de aula. Para tanto, pretende-se discutir como a produção de vídeos consolida-se enquanto uma ferramenta potencializadora no processo de ensino e de aprendizagem, refletindo assim a necessidade de professores quanto a uma formação audiovisual para interagir nessa prática pedagógica. Analisaremos o desenvolvimento de um MOOC (Massive Open Online Course) que contribui(u) para a formação audiovisual de professores, com foco na produção de vídeos utilizando o celular. Este curso, hospedado em uma plataforma gratuita de cursos on-line, tem sua ementa apresentando conceitos básicos sobre linguagem cinematográfica, produção de roteiro e edição de vídeos, além de atividades práticas que também podem ser utilizadas no dia a dia da sala de aula. Dessa forma, destacamos que anteriormente a idéia de um professor mediar alguma atividade que envolva as TDICs em suas aulas, é necessário que este se instrumentalize, saiba aplicar ferramentas? e utilizá-las com criticidade. Palavras-chave: Formação de professores. Educação tecnológica. Formação audiovisual.

Referência(s)
Altmetric
PlumX