
Celular, Sala de Aula e Produção de Vídeos: MOOC para Formação Audiovisual de Professores
2020; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18264/eadf.v10i1.923
ISSN2177-8310
AutoresTarliz Liao, Ana Raquel Da Cruz Proença,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO presente artigo aponta para as possibilidades de uso dos smartphones (celulares) como ferramenta de produção de vídeos em sala de aula. Para tanto, pretende-se discutir como a produção de vídeos consolida-se enquanto uma ferramenta potencializadora no processo de ensino e de aprendizagem, refletindo assim a necessidade de professores quanto a uma formação audiovisual para interagir nessa prática pedagógica. Analisaremos o desenvolvimento de um MOOC (Massive Open Online Course) que contribui(u) para a formação audiovisual de professores, com foco na produção de vídeos utilizando o celular. Este curso, hospedado em uma plataforma gratuita de cursos on-line, tem sua ementa apresentando conceitos básicos sobre linguagem cinematográfica, produção de roteiro e edição de vídeos, além de atividades práticas que também podem ser utilizadas no dia a dia da sala de aula. Dessa forma, destacamos que anteriormente a idéia de um professor mediar alguma atividade que envolva as TDICs em suas aulas, é necessário que este se instrumentalize, saiba aplicar ferramentas? e utilizá-las com criticidade. Palavras-chave: Formação de professores. Educação tecnológica. Formação audiovisual.
Referência(s)