
O TEATRO DE TEMÁTICA CIENTÍFICA NO ENSINO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES ESPECTADORES DA PEÇA O MÁGICO DE O2
2020; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 9; Issue: 20 Linguagem: Português
10.12957/e-mosaicos.2020.45076
ISSN2316-9303
AutoresJéssica Santos Valério, Gisele Ferreira Machado, Karine De Cássia Prado Batista, Jane Raquel Silva de Oliveira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO teatro de temática científica tem demonstrado significativo potencial para contribuir com o processo de alfabetização científica tanto daqueles que produzem e/ou encenam o teatro quanto de seus espectadores. Nessa perspectiva, o grupo de teatro Quitrupe produziu e encenou a peça O Mágico de O2, a qual articula experimentos de química e um enredo inspirado em obra literária. A peça foi apresentada a estudantes e professores de escolas da educação básica. O objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções de professores espectadores dessa peça quanto às possibilidades de uso e contribuições do teatro de temática científica no ensino de ciências. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete professores espectadores, as quais foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. A partir dos resultados foi possível observar que os professores espectadores compreendem o teatro de temática científica como uma forma de despertar a curiosidade e interesse dos alunos e como ferramenta para auxiliar na construção de conhecimentos científicos e na contextualização dos conceitos.
Referência(s)