Artigo Acesso aberto

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ

2020; Institutos Superiores de Ensino do CENSA; Volume: 10; Issue: 27 Linguagem: Português

10.25242/8876102720201763

ISSN

2236-8876

Autores

Janine Lopes Heringer Morellato, Mariana Peixoto Artiles Cavalhiére da Silva, Teresa Claudina Oliveira Cunha, Vânia Machado Seabra Puglia,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Essa pesquisa teve como objeto de investigação a atuação do pedagogo em espaços não escolares. A Pedagogia foi compreendida como uma ciência em que a atuação era somente em espaços escolares, onde o pedagogo atuava com o trabalho de gestão, de coordenação pedagógica e docência. A partir de 2006, com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, seus espaços de prática profissional são expandidos na sociedade, deixando de ser vista apenas com uma atuação em atividades de educação e ensino. A população pesquisada envolveu 06 pedagogos que atuam em espaços não escolares no município de Campos dos Goytacazes, RJ. O método utilizado para coleta de dados foi a entrevista padronizada. Foram analisados o perfil do profissional, os aspectos relacionados à motivação e à autoavaliação, bem como os desafios e as dificuldades enfrentados no cotidiano profissional. O estudo possibilitou a organização e a ampliação de conhecimentos da prática profissional do pedagogo em espaços não escolares. A pesquisa apresenta o contexto profissional das áreas da pedagogia hospitalar, social e empresarial, demonstrando que o enfoque educativo da pedagogia não está presente somente no contexto escolar, mas também no não escolar. A educação possui total relação com o trabalho que se desenvolve em suas respectivas instituições, tornando-se, então, parte essencial para a sua atuação.

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