A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ
2020; Institutos Superiores de Ensino do CENSA; Volume: 10; Issue: 27 Linguagem: Português
10.25242/8876102720201763
ISSN2236-8876
AutoresJanine Lopes Heringer Morellato, Mariana Peixoto Artiles Cavalhiére da Silva, Teresa Claudina Oliveira Cunha, Vânia Machado Seabra Puglia,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEssa pesquisa teve como objeto de investigação a atuação do pedagogo em espaços não escolares. A Pedagogia foi compreendida como uma ciência em que a atuação era somente em espaços escolares, onde o pedagogo atuava com o trabalho de gestão, de coordenação pedagógica e docência. A partir de 2006, com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, seus espaços de prática profissional são expandidos na sociedade, deixando de ser vista apenas com uma atuação em atividades de educação e ensino. A população pesquisada envolveu 06 pedagogos que atuam em espaços não escolares no município de Campos dos Goytacazes, RJ. O método utilizado para coleta de dados foi a entrevista padronizada. Foram analisados o perfil do profissional, os aspectos relacionados à motivação e à autoavaliação, bem como os desafios e as dificuldades enfrentados no cotidiano profissional. O estudo possibilitou a organização e a ampliação de conhecimentos da prática profissional do pedagogo em espaços não escolares. A pesquisa apresenta o contexto profissional das áreas da pedagogia hospitalar, social e empresarial, demonstrando que o enfoque educativo da pedagogia não está presente somente no contexto escolar, mas também no não escolar. A educação possui total relação com o trabalho que se desenvolve em suas respectivas instituições, tornando-se, então, parte essencial para a sua atuação.
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