
UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II PELOS CONTOS AFRO-BRASILEIROS: BRUNA E A GALINHA D’ANGOLA E O PRESENTE DE OSSANHA
2020; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.56814/lel.v4i1.1336
ISSN2448-4520
AutoresElinalva Roseno dos Santos Silva de Abreu, Maria Suely da Costa,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo trata de um trabalho concluído no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da UEPB, a partir da inserção da literatura afro-brasileira no processo de formação do leitor no Ensino Fundamental, na perspectiva do letramento literário, mediante a leitura dos contos Bruna e a galinha d’Angola, de Gercilga de Almeida e O presente de Ossanha, de Joel Rufino dos Santos. Por meio de algumas reflexões sobre o letramento literário e a literatura afro-brasileira na escola, elaborou-se uma proposta de intervenção voltada para as aulas de Língua Portuguesa, da turma do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual em Alagoa Grande, na Paraíba. [...] Em suma, trabalhar a Literatura Afro-Brasileira no Ensino Fundamental II pelas atividades realizadas nas oficinas de leitura veicula um estímulo maior do aluno para debater sobre a narrativa dos contos, contribuindo, assim, para a formação de leitores mais críticos, dentro de um viés do letramento literário, associando fruição literária e exercício da cidadania pela percepção da relação literatura e realidade.PALAVRAS-CHAVE: Letramento Literário. Ensino. Literatura Afro-Brasileira. Contos.
Referência(s)