Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Educação Novae concepção cristã de educação: confrontos, deficiências doutrinárias e adaptações limitadas

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Linguagem: Português

10.25053/redufor.v5i13.2231pt

ISSN

2448-3583

Autores

Laurent Gutierrez,

Tópico(s)

Diverse Education Studies and Reforms

Resumo

O lugar dos religiosos na escola é questionado em nome do princípio do secularismo. Este estudo tem como objetivo enfatizar o papel significativo dos pensadores da educação cristã da época que, diante desse modernismo educacional, mantiveram certa ambiguidade quanto às possibilidades de adaptação dessa “pedagogia nova” à educação denominacional. Os resultados mostram que a criança deve ser arrancada do mundo em que perdeu sua inocência. Sua razão é impotente em todos os aspectos e somente a intervenção infalível da graça pode salvá-la. Com a segunda abordagem, a concepção de Rousseau, o homem nasce naturalmente bom, mas é corrompido ao se tornar um ser social. Dessa forma, a educação deve procurar trazer a criança de volta ao seu estado natural, sem recorrer à intervenção divina.

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