Políticas públicas como espaço disciplinar: contribuições da pós-graduação em educação da região Nordeste do Brasil
2019; Volume: 16; Issue: 46 Linguagem: Português
10.5935/2238-1279.20190100
ISSN2238-1279
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO estudo problematiza a politica cientifica brasileira e sua relacao com a expansao e consolidacao da Pos-graduacao em Educacao (PGE) no Brasil e seus nexos com a evolucao dos cursos no Nordeste. Nessa direcao, analisa a presenca dos estudos em politicas educacionais e perquire as linhas de pesquisas (LP), as tematicas centrais, o perfil docente, as articulacoes interinstitucionais, procurando iluminar o legado desses cursos e os desafios que se apresentam para sua ampliacao, com vista a superacao das assimetrias regionais e intra-regionais, assim como suas contribuicoes para a constituicao do campo de politicas educacionais. O estudo teve como inspiracao o conceito de campo de Bourdieu e foi conduzido sob os preceitos da analise de conteudo qualitativa. Os dados empiricos apresentados foram obtidos por meio dos sites dos PGE e das Plataformas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico (CNPq), especialmente Lattes e Grupos de Pesquisa. Dentre as conclusoes, demonstra que a interiorizacao da pos-graduacao em educacao ainda nao se apresenta como um objetivo estrategico em acao e que a fragmentacao organizacional das comunidades cientificas ainda se faz sentir, mas ha sinais de construcao de relacoes orgânicas com os objetos em politicas educacionais, sobretudo nos cursos mais antigos e naqueles em que a articulacao interinstitucional e uma pratica corrente. A tarefa de construcao de uma ciencia, simultaneamente, auto-exigente e implicada com sua nocao de construcao coletiva e parte dos desafios postos a consolidacao do campo.
Referência(s)