Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Percepção Docente sobre Inveja, Bem-Estar Subjetivo e Saúde Mental: Um estudo exploratório em instituições de Ensino Superior Públicas

2020; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.6008/cbpc2179-684x.2020.002.0005

ISSN

2179-684X

Autores

Mary Dayane Souza Silva, Antônio Roazzi, Francisca Rozângela Lopes de Sousa, Geymeesson Brito da Silva, Cinthia Moura Frade,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar a percepção de docentes de instituições ensino públicas sobre inveja, bem-estar subjetivo e saúde mental, por meio da técnica de associação livre de palavras (TALP). Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com uma amostra de 176 docentes. Os dados foram coletados por meio de uma survey online. As respostas foram processadas no software IRAMUTEQ versão 7 e analisadas a partir da técnica de classificação hierárquica descendente, similitude e nuvem de palavras. Foram observadas 1564 ocorrências de palavras, sendo 479 formas distintas. Destas, foram encontradas 282 (58,87%) palavras equiparadas por meio hierárquico descendente que resultaram em 6 categorias: Inveja Tóxica, Inveja dolorosa, Cuidado mental, Equilíbrio, Aspectos desejável e Qualidade de Vida. Por fim, conclui-se uma melhor compreensão dos termos que envolvem tais construtos na perspectiva de professores universitários de instituições públicas em seu local de trabalho, fornecer subsídios para mobilizar práticas voltadas a melhorar as relações sociais nesse ambiente.

Referência(s)