Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Um possível diálogo entre a Escola dos Annales & a análise de conteúdo em pesquisas históricas

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20396/rfe.v11i2.8655015

ISSN

1984-9605

Autores

Fabrícia Carla de Albuquerque Silva, Elione Maria Nogueira Diógenes, Deyvid Braga Ferreira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O questionamento que norteia este estudo pode ser assim delineado: Como dialogam Escola dos Annales e a Análise de Conteúdo em pesquisas de caráter histórico? A partir dessa questão, a estrutura narrativa traz aproximações epistemológicas entre ambas as escolhas metodológicas e tece problematizações relativas às desconfianças e resistências no entorno das mesmas. Foram consultados estudiosos que tratam da Interdisciplinaridade, Pesquisa em Educação, Análise de Conteúdo, Método e Teorias Históricas. A discussão compreendeu: O lugar da pesquisa histórica/historiográfica; Escola dos Annales e Análise de Conteúdo nas pesquisas qualitativas e a busca do implícito nas fontes. Por fim, o estudo sublinhou possibilidades de diálogo entre Escola dos Annales e Análise de Conteúdo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX