Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino de Ciências e de Biologia sob a perspectiva histórico-crítica na literatura científica

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 12; Issue: 26 Linguagem: Português

10.28998/2175-6600.2020v12n26p225-241

ISSN

2175-6600

Autores

Raquel Sanzovo Pires de Campos,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este trabalho trata-se de um levantamento bibliográfico das produções teóricas já realizadas na literatura (anais de eventos, revistas da área, livros e artigos divulgados no meio digital), com o objetivo de se entender como se dá a apropriação teórica e metodológica da Pedagogia Histórico-crítica (PHC) no ensino de Ciências e no Ensino de Biologia. Cientes de que a PHC tem como pilar os pressupostos teóricos e filosóficos do Materialismo Histórico-dialético, foi possível observar que há falta de rigorosidade metodológica e comprometimento teórico entre os trabalhos do ensino de ciências. Na mesma linha, a escassez de trabalhos que relacionam o ensino de Biologia às pedagogias críticas apontam que as contribuições da PHC no ensino de Biologia são, ainda, embrionárias.

Referência(s)
Altmetric
PlumX