Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Educação a Distância na era digital: tipologia, variações, uso e possibilidades da educação online

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 6 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i6.3390

ISSN

2525-3409

Autores

Sinara Socorro Duarte Rocha, Cassandra Ribeiro Joye, Marília Maia Moreira,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Diante da quantidade de termos ligados a educação a distância, há necessidade de explicitar estes conceitos. O objetivo deste artigo é explicitar as derivações dos modelos de Learnings em Educação a Distância Digital (EaDD) bem como distinguir as diferentes funções que estes modelos se delineando na era digital. Essas derivações são conhecidas como: E-learning, B-learning, M-learning, U-learning e outras variações incluindo-se: o MOOC, o Microlearning, P-Learning, I-Learning e o T-Learning. Como resultados, obteve-se uma visão geral das derivações oriundas do modelo de E-learning e do crescimento e a democratização das tecnologias digitais e dispositivos móveis. Por conclusão, reiteramos a necessidade de ampliação e aprofundamento de pesquisas básicas e aplicadas sobre modelos de Learnings, derivados de modelos pedagógicos que adotam metodologias ativas e/ou tecnologias digitais na prática docente, de acordo com as especificidades do curso, os recursos pedagógicos e tecnológicos disponíveis.

Referência(s)
Altmetric
PlumX