
Ensino de filosofia na era da pós-verdade
2019; Volume: 28; Issue: 45 Linguagem: Português
10.32334/oqnfp.2019n45a689
ISSN0104-6675
AutoresFilipe Ceppas, Raquel Rodrigues Rocha,
Tópico(s)Phenomenology and Existential Philosophy
ResumoNeste texto, procuramos situar o ensino de filosofia em meio ao panorama da pós-verdade, enquanto novo horizonte de comunicação hegemônico de nossa época. Apresentamos algumas características centrais e nefastas da pós-verdade, como a polarização comunicativa das bolhas digitais e a natureza viral das fakenews, como decorrentes, sobretudo, da ampliação do controle de dados na internet. Ao longo desta apresentação, nos perguntamos sobre as relações que esses fenômenos guardam com a filosofia: a relação que a pós-verdade guarda com a verdade; como situar o problema numa compreensão filosófica mais ampla acerca da contemporaneidade; e como pensar a potência dos regimes de verdade construídos pela filosofia enquanto uma estratégia pedagógica imunitária frente ao caos da “era da pós-verdade”.
Referência(s)