
Educação contemporânea em Angola: desafio do Ensino Primário frente ao neoliberalismo / Contemporary education in Angola: primary education challenge facing neoliberalism
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 3; Issue: 9 Linguagem: Português
10.5380/rhhe.v3i9.68673
ISSN2526-2378
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEste artigo pretende analisar as condicoes e tendencias do (des)caminho que a educacao angolana tem tomado no periodo contemporâneo provocado pelo pensamento neoliberal no Ensino Primario entre os periodos de 2002 (com a implementacao da Lei de Bases do Sistema de Educacao juntamente com realizacao da reforma curricular) ate os anos de 2018. Com isso, e estabelecido um objetivo central: apresentar as condicoes historicas que possibilitaram o surgimento desta nova gestao social que visa a educacao para o capital e estabelecem a lucratividade mediante praticas que ferem os direitos conquistados pela Constituicao, tais como: a gratuidade de ensino, o acesso a escola e a qualidade de formacao. O estudo se consubstancia pela pesquisa qualitativa por meio de analise documental, dos arquivos produzidos dos materiais legislativos, dos textos que produzem saberes sobre a historiografia educacional e das condicoes politica da epoca. Com a emergencia das praticas neoliberais em territorio angolano, conclui-se que a educacao basica tem sofrimento um processo de barbarie atraves da falta de orcamento, das solicitacoes obrigatoria de cobrancas com altos precos para mensalidades, a exigencia de compras de materiais escolares somando as dificuldades do acesso escolar. Tudo isso sao resultados de um capitalismo selvagem a gosto angolano. *** This article aims to analyze the conditions and trends of the (dis) path that Angolan education has taken in the contemporary period provoked by neoliberal thinking in Primary Education between the periods of 2002 (with the implementation of the Education System Bases Law along with reform) until 2018. With this, a central objective is established: to present the historical conditions that made possible the emergence of this new social management that aims the education for the capital and establish the profitability through practices that hurt the rights conquered by the Constitution. such as: free education, access to school and quality of training. The study is substantiated by qualitative research through documentary analysis, the archives produced from legislative materials, the texts that produce knowledge about educational historiography and the political conditions of the time. With the emergence of neoliberal practices in Angolan territory, it is concluded that basic education has suffered a process of barbarism through lack of budget, compulsory requests for high-priced collections for tuition, the requirement to purchase school materials, adding to the difficulties of school access. All these are the result of wild capitalism in Angolan taste.
Referência(s)