Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Efeitos do xadrez nas funções cognitivas e na aprendizagem de escolares: uma revisão sistemática

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 6 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i6.3410

ISSN

2525-3409

Autores

Rafaela Rossini Rosa, Letícia Bitencourt Uberti, Marileda Barichello Gubiani, Karina Carlesso Pagliarin,

Tópico(s)

Cognitive and developmental aspects of mathematical skills

Resumo

Objetivo: Este estudo teve como objetivo revisar sistematicamente na literatura como o jogo de xadrez influencia as funções cognitivas e, consequentemente, o processo de aprendizagem na população escolar. Metodologia: Foram realizadas buscas nas bases de dados digitais PubMed, Scopus, SciELO e Lilacs, cujos critérios de elegibilidade selecionou estudos randomizados controlados e que a amostra abrangesse escolares entre 6:0 e 17:11 anos, sem comprometimento cognitivo, intelectual e/ou de aprendizagem. As buscas, seleção e análise dos artigos foram realizadas por dois avaliadores independentes. Resultados: Foram encontrados cinco estudos que relacionam jogo de xadrez com desempenho cognitivo e aprendizagem. Eles sugerem que o jogo de xadrez beneficia a cognição e a aprendizagem de escolares, mas divergiram quanto a significância deste benefício. Conclusão: Observou-se a necessidade de mais estudos da temática e de alta qualidade metodológica, principalmente relacionados à alunos com dificuldade de aprendizagem.

Referência(s)
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