Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Internacionalização Empresarial no Setor Vinícola: uma Análise da Região Demarcada do Douro

2020; Eduardo Manuel de Almeida Leite; Volume: 5; Linguagem: Português

10.29073/e3.v5i1.191

ISSN

2183-7201

Autores

Cátia Tabau, Eduardo Leite,

Tópico(s)

International Business and FDI

Resumo

Perceber as motivações que levam as empresas a apostar no mercado externo e todo o mecanismo que este processo envolve tem sido um desafio constante para as pesquisas na área dos negócios internacionais. Porém, este não é o único desafio. É igualmente importante conhecer o momento em que esta decisão é tomada dentro da estrutura e evolução de uma organização e prever para como uma empresa de pequenas dimensões se poderá expandir internacionalmente e, posteriormente, se manter nesses mercados. Para estudar estas e outras questões, procedeu-se ao estudo de caso da Região Demarcada do Douro (RDD), internacional por excelência. Foram inquiridas seis quintas, empresas, do setor vitivinícola da região e entrevistados os seus responsáveis. Os resultados mostram boas práticas de internacionalização, a preferência por mercados de saudade e proximidade cultural, iniciando com exportação simples, evoluindo gradualmente para estratégias mais complexas, ultrapassadas as limitações de recursos, falta de experiência e desconhecimento legislativo.

Referência(s)