Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Aspectos positivos e negativos da simulação clínica no ensino de enfermagem

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 24; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/2177-9465-ean-2019-0353

ISSN

2177-9465

Autores

Maria Ercília Chagas Rosa, Fernanda Maria Vieira Pereira-Ávila, Fernanda Garcia Bezerra Góes, Natália Maria Vieira Pereira-Caldeira, Laelson Rochelle Milanês Sousa, Maithê de Carvalho e Lemos Goulart,

Tópico(s)

Patient Safety and Medication Errors

Resumo

Resumo Objetivo descrever os aspectos positivos e negativos da simulação clínica no ensino de enfermagem na perspectiva dos graduandos. Método estudo transversal descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvido em uma universidade federal do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu após a realização da simulação clínica acerca do exame físico do paciente, onde se sucedeu uma discussão com os alunos acerca de suas percepções. O conteúdo textual decorrente das entrevistas foi submetido à análise lexicográfica, utilizando-se o software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (IRAMUTEQ). Resultados os aspectos positivos da simulação clínica no ensino de enfermagem versam sobre a importância da simulação na preparação dos alunos para a prática clínica, favorecendo a correlação entre teoria, prática e o desenvolvimento do raciocínio crítico. Dentre os negativos, destacaram-se o nervosismo e a dificuldade em realizar as ações com os demais colegas observando. Conclusão e Implicações para a prática a simulação demonstrou ser uma ferramenta significativa e viável para o ensino em enfermagem. Recomenda-se que esta estratégia seja adotada a fim de contribuir na formação de profissionais reflexivos e aptos para prestar os cuidados sem erros, contribuindo para a segurança do paciente.

Referência(s)