Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação Financeira: abordagem nos livros didáticos de Matemática para o Ensino Médio

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 4; Linguagem: Português

10.24116/emd.e202005

ISSN

2526-6136

Autores

Vlademir Marim, Maxwell Gomes Silva,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as propostas significativas apresentadas nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, no que diz respeito à Educação Financeira, que possam contribuir para a formação do professor de Matemática do Ensino Médio. Para atender a esse objetivo, optou-se pelo uso da metodologia comparada para justapor os dados concretos e abstrair as informações pertinentes ao estudo. Para a análise, considerou-se três eixos: livros didáticos, manual do professor e ensino e aprendizagem do docente. Conclui-se ser necessário olhar atentamente às possibilidades interdisciplinares para a Educação Financeira. Em geral, os livros abordam parte dessa formação, concentrando-se em cálculos, fórmulas e problemas envolvendo juros, prejuízos e empréstimos para o estudo da Matemática Financeira. Palavras-chave: Educação Financeira. Metodologia comparada. Formação docente. Matemática.

Referência(s)