Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Atividades de estudo para aprendizagem e desenvolvimento de neoformações em aulas de ciências: uma reflexão epistemológica a partir da teoria histórico-cultural

2020; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.3895/actio.v5n1.10670

ISSN

2525-8923

Autores

Edson Schroeder, Daniela Tômio,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Neste artigo objetivamos apresentar a análise de uma atividade de estudo desenvolvida por um coletivo de estudantes e um professor de Ciências da Natureza, de uma escola pública da rede municipal de Blumenau/Santa Catarina. A descrição, análise e interpretação da atividade e seus efeitos para aprendizagem e o desenvolvimento de neoformações pelos estudantes é o objeto dessa investigação. A partir disso, propomos uma reflexão epistemológica, com pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, levando-se em consideração obras do bielorrusso Vigotski e Davidov, para compreender a atividade de estudo como unidade de análise de desenvolvimento humano e, assim, uma contribuição para o fomento de experiências inovadoras para o ensino de Ciências, ancoradas no entendimento de processos de aprendizagem.

Referência(s)