Artigo Produção Nacional

BEFASTER: A APLICAÇÃO LÚDICA DA ENGENHARIA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

2019; Volume: 38; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2236-0158

Autores

Júlia Cortez,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O trabalho a seguir descreve o desenvolvimento de um jogo criado a partir dos conteudos administrados nas disciplinas de Circuitos Digitais I (EEE113) e Circuitos Digitais II (EEE120) do curso de Engenharia Eletrica da Universidade de Passo Fundo. O desenvolvimento deste jogo surgiu como opcao de avaliacao para a disciplina de Circuitos Digitais II e seu desenvolvimento contou com os conhecimentos adquiridos nas disciplinas em questao. Tal circuito, conta apenas com o uso de componentes discretos, sem microcontrolador ou parte programavel, apenas hardware . Como opcao de avaliacao optou-se pelo desenvolvimento de um circuito ludico ao inves de um relogio digital ou medidor de RPMs, por exemplo. O jogo, que acabou por ser chamado de Befaster , foi projetado pelos academicos do 5o nivel, em conjunto com o professor das materias abordadas e pode ser definido como uma “grande aplicacao de dois semestres”. A proposta esta baseada na ideia de colocar a teoria em pratica, tendo em vista a formacao de um aprendizado mais significativo, uma vez que torna o aluno um agente atuante e nao um mero espectador. Envolvendo assim, a interacao com suas duvidas e a busca de possiveis solucoes de problemas. Acredita-se que isso mostra ao estudante a dimensao do que realmente e a engenharia, possibilitando novas reflexoes que muitas vezes, nao sao perceptiveis em sala de aula.

Referência(s)