Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Maturidade acadêmica: uma questão de mudança de paradigma

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 6 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i6.3437

ISSN

2525-3409

Autores

Cláudio José de ́Souza, Zenith Rosa Silvino, Fabiana Lopes Joaquim, Deise Ferreira de Souza, Bárbara Pompeu Christóvam, Marina Izu, Alexandra de Oliveira Matias Ferreira,

Tópico(s)

Social Representations and Identity

Resumo

Objetivou-se com este estudo refletir sobre os pilares centrais das teorias do filósofo Thomas Kuhn, acerca do processo das revoluções científicas e sua relação com o processo de maturidade acadêmica. Para este estudo, os autores se propôs realizar um estudo reflexivo, de cunho descritivo e qualitativo, ancorado no livro “A Estrutura das Revoluções Científicas”, de autoria de Kuhn. Ademais, está reflexão contou com as vivências dos autores enquanto orientando–orientador, e também, como educadores no ensino da enfermagem desde a graduação até o doutorado. As reflexões apresentadas neste estudo apontaram que, a maturidade acadêmica, possui uma relação com o movimento no que Kuhn denomina de revolução científica pautados nas seguintes fases: pré-paradigmática; ciência normal; crise/revolução, nova ciência normal e nova crise/revolução, demonstrando a aproximação destas fases da teoria, com o vivenciar acadêmico, trazendo possíveis respostas acerca das relações decorrentes do amadurecimento pessoal/educacional. A partir da reflexão, foi possível concluir que, as proposições do referido filósofo, nos ajuda a compreender que para que ocorra a maturidade acadêmica, estas precisam se enquadrar de modo sequencial e cíclico, todavia, esta maturidade depende do grau de relação do aluno e educador e da visão do educador-orientador quanto ao seu papel no processo educacional.

Referência(s)
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