Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Dificuldades nos processos de ensino e de aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 4; Linguagem: Português

10.24116/emd.e202008

ISSN

2526-6136

Autores

Josué Antunes de Macêdo, Isabela Cristina Soares Gregor,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

A disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) é ministrada em seis dos nove cursos superiores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), campus Januária, e possui um alto índice de reprovação comparado com outras disciplinas. Este artigo mostra os resultados de uma pesquisa em que se buscou encontrar respostas para as principais dificuldades enfrentadas por alunos e professores da disciplina de CDI, em relação aos processos de ensino e de aprendizagem. Para a obtenção dos dados foram aplicados questionários aos alunos da disciplina e aos professores que ministram ou já ministraram tal disciplina no campus, bem como monitorias para um grupo de alunos. Os resultados mostram a realidade no ensino e na aprendizagem de CDI no campus Januária e abre as portas para discussões acerca desta problemática que abrange não só o IFNMG, como também outras instituições de Ensino Superior no Brasil. Palavras-chave: Cálculo Diferencial e Integral. Dificuldades de aprendizagem. Ensino Superior.

Referência(s)