
Materiais Didáticos Acessíveis para Alunos Surdos: Respeito linguístico no ensino médio integrado em modelagem do vestuário no IFSC - Jaraguá do Sul
2020; Volume: 1; Linguagem: Português
10.21166/metapre.v1i0.1108
ISSN2674-9009
AutoresCristiane Marquetti, Humberto De Cesaro,
Tópico(s)Migration, Racism, and Human Rights
ResumoEste artigo é um recorte da pesquisa sobre materiais didáticos acessíveis para alunos surdos que tem como objetivo principal desenvolver tutoriais em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, para o curso do ensino médio integrado ao Técnico de Modelagem do Vestuário. Também aborda a importância da produção de materiais em Língua de Sinais para o acesso, permanência e êxito dos alunos surdos. A proposta deste artigo é explanar os conceitos abordados na legislação e na literatura fazendo um comparativo com a realidade vivida pelas pessoas surdas. Assim, os autores que fazem parte dessa abordagem são, Quadros e Souza (2008), Libâneo (2005), Freire (1996), Góes (2012), Lodi e Lacerda (2014), Sassaki (2010), Silva (2011), Frigotto (2001), Araujo e Frigotto (2005). Partindo de uma explanação sobre educação profissional e tecnológica – EPT no Brasil e suas práticas, dissertamos sobre as pessoas com deficiência dentro deste contexto, com foco nas pessoas surdas.
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