Artigo Acesso aberto

Ciganos portugueses: escola e mudança social

2020; Editora Mundos Sociais; Issue: 93 Linguagem: Português

10.7458/spp20209313546

ISSN

2182-7907

Autores

María Manuela Mendes, Olga Magano, a Costa,

Tópico(s)

Romani and Gypsy Studies

Resumo

O cumprimento da escolaridade obrigatória, o sucesso e o controlo do abandono escolar estão longe de ser metas atingidas em Portugal para as crianças e jovens ciganos. Atualmente está mais clara a importância da escolarização, seja do ponto de vista do estado, regulador do acesso de todos ao sistema de ensino público, seja por parte das famílias, que reconhecem a sua importância como recurso essencial para uma cidadania efetiva. Neste artigo, através de uma abordagem etnográfica, são evidenciadas, por um lado, a continuidade de reprodução de desigualdades sociais em relação aos ciganos portugueses e, por outro, os processos de mudança em curso que mostram que, face à escola, os ciganos experienciam desafios, enfrentando mudanças provindas de dentro e de fora da escola.

Referência(s)