FUNDAMENTOS DA ESCOLA CLÁSSICA DA CRIMINOLOGIA E PERSPECTIVAS DOS CADETES DA PMDF
2020; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.36776/ribsp.v2i2.63
ISSN2595-2153
AutoresRicardo Ziegler Paes Leme, Felizardo Carneiro Brito Júnior, Brunno Miranda Barros,
Tópico(s)Brazilian Legal Issues
ResumoA pesquisa apresenta as premissas da Escola Clássica da Criminologia, sua base filosófica, seus principais expoentes, métodos e implicações em políticas criminais atuais e avalia se os cadetes da 22ª Turma da PMDF se identificam com seus postulados, buscando analisar quais políticas criminais e soluções na seara criminal serão área de interesse dos futuros comandantes. Nesse sentido, indagou-se, se os cadetes se identificavam com esses postulados? O fato de alguns desses cadetes já terem experiências em agências do Sistema Penal, interferiam em suas concepções? Para responder essas questões, a metodologia da pesquisa consistiu em pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários aos cadetes da 22ª Turma, tendo como hipóteses que os cadetes que já exerceram funções no sistema criminal teriam maior identificação com a Escola Clássica. O universo da amostra foi de 115 (cento e quinze) cadetes da 22ª Turma do CFO. Foram colhidos 87 (oitenta e sete) questionários respondidos manualmente e alimentados pelos pesquisadores na plataforma “SurveyMonkey”, o que corresponde a 75% da população total objeto do estudo. Com base na análise dos resultados foi possível constatar que a maioria significativa dos cadetes da 22ª Turma se identificam com pressupostos e valores da Escola Clássica da Criminologia.
Referência(s)