Artigo Acesso aberto

FUNDAMENTOS DA ESCOLA CLÁSSICA DA CRIMINOLOGIA E PERSPECTIVAS DOS CADETES DA PMDF

2020; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.36776/ribsp.v2i2.63

ISSN

2595-2153

Autores

Ricardo Ziegler Paes Leme, Felizardo Carneiro Brito Júnior, Brunno Miranda Barros,

Tópico(s)

Brazilian Legal Issues

Resumo

A pesquisa apresenta as premissas da Escola Clássica da Criminologia, sua base filosófica, seus principais expoentes, métodos e implicações em políticas criminais atuais e avalia se os cadetes da 22ª Turma da PMDF se identificam com seus postulados, buscando analisar quais políticas criminais e soluções na seara criminal serão área de interesse dos futuros comandantes. Nesse sentido, indagou-se, se os cadetes se identificavam com esses postulados? O fato de alguns desses cadetes já terem experiências em agências do Sistema Penal, interferiam em suas concepções? Para responder essas questões, a metodologia da pesquisa consistiu em pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários aos cadetes da 22ª Turma, tendo como hipóteses que os cadetes que já exerceram funções no sistema criminal teriam maior identificação com a Escola Clássica. O universo da amostra foi de 115 (cento e quinze) cadetes da 22ª Turma do CFO. Foram colhidos 87 (oitenta e sete) questionários respondidos manualmente e alimentados pelos pesquisadores na plataforma “SurveyMonkey”, o que corresponde a 75% da população total objeto do estudo. Com base na análise dos resultados foi possível constatar que a maioria significativa dos cadetes da 22ª Turma se identificam com pressupostos e valores da Escola Clássica da Criminologia.

Referência(s)