Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Alfabetização na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 31; Linguagem: Português

10.1590/1980-6248-2018-0110

ISSN

1980-6248

Autores

Cláudia Maria Mendes Gontijo, Dânia Monteiro Vieira Costa, Nayara Santos Perovano,

Tópico(s)

Educational Theory and Curriculum Studies

Resumo

Resumo Este artigo tem por objetivo analisar como a alfabetização é articulada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aprovada pelo Conselho Nacional de Educação em dezembro de 2017. Adota, como metodologia de estudo, a pesquisa documental, pois analisa documentos/textos produzidos por órgãos diretores e encarregados da educação, respectivamente, no Brasil e no mundo. Conclui que o modelo de alfabetização funcional adotado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura para subsidiar programas e projetos de alfabetização de adultos, compatível com a noção de competência adotada na BNCC, reduz a alfabetização ao desenvolvimento da consciência fonológica, à aprendizagem da técnica da escrita com o objetivo de formar pessoas adaptadas à ordem social e ao modelo produtivo vigentes.

Referência(s)