Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Juventudes, políticas públicas e empoderamento

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 6 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i6.3766

ISSN

2525-3409

Autores

Lia Machado Fiúza Fialho, Francisca Genifer Andrade de Sousa, Paulo José Rodrigues Monteiro,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

As juventudes cearenses se encontram pouco articuladas politicamente, sendo inexistente, por exemplo, o conselho da juventude na maioria dos municípios do Ceará. Torna-se relevante desenvolver relações dialógicas com os jovens, especialmente, residentes de localidades rurais e periféricas para que possam atuar interventivamente em prol de políticas locais e estaduais em matérias que lhes dizem respeito. O objetivo foi qualificar técnica e politicamente jovens menos favorecidos economicamente acerca da realidade sociopolítica brasileira empoderando-os e sensibilizando-os para o engajamento social e para a atuação como defensores de um projeto popular de sociedade com vistas a maior justiça social. Metodologicamente, o estudo amparou-se na pesquisa-ação mediada pela Pedagogia da Alternância, que oportunizou uma formação direcionada a 45 jovens de oito dioceses: Fortaleza, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Tianguá, Sobral, Crateús, Iguatu e Crato. Constatou-se que os jovens pouco participaram politicamente em seus municípios, pois possuíam pouco conhecimento acerca da elaboração e efetivação de políticas públicas, e que estas eram pensadas sem ouvir os anseios juvenis, considerando-os problema social. Ante o empoderamento político, os jovens entenderam as suas especificidades locais e firmaram maior engajamento no desenvolvimento social e acompanhamento das políticas juvenis que lhes eram intrínsecas.

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