Apropriação de conteúdos basilares da educação na utilização do Minecraft Education: a percepção de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental
2020; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34179/revisem.v5i1.12245
ISSN2525-5444
AutoresLuiz Otávio Rodrigues Mendes, Janaína Ciboto Mulati, Emilly Gonzales Jolandek,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEsta pesquisa tem por objetivo evidenciar se alunos dos anos finais do Ensino Fundamental percebem a necessidade de utilização de conhecimentos basilares da Educação na construção de um edifício no Minecraft Education. Este estudo de natureza quantiqualitativa, classifica-se como uma pesquisa explicativa. Para seu desenvolvimento, foi realizado um projeto com 36 discentes de um colégio particular da cidade de Maringá. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário eletrônico contendo perguntas abertas, fechadas e tipo Likert de 5 pontos. Os resultados revelam que, a) O perfil dos alunos configura-se como nativos digitais ambientados as tecnologias digitais; b) O Minecraft Education tem grande aceitação pelos sujeitos da pesquisa, que o consideram interessante, divertido, legal e desafiador e c) 41,7% não identificaram a necessidade de conteúdos prévios depreendidos da Educação Básica para a construção no game, 5,5% não responderam e 52,8% consideram ter utilizados algum conteúdo na construção, destacando-se os advindos da disciplina de Matemática como: proporção, escala, perímetro e área. Por fim, revela-se que há possibilidades profícuas da utilização do Minecraft Education nos processos de ensino e aprendizagem, desde que acompanhado de objetivos bem definidos e orientação do professor para que não ocorra o jogar por jogar.
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