
Integração das Tecnologias Móveis em Aulas de Cursos Superiores da Área da Saúde
2020; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18264/eadf.v10i1.989
ISSN2177-8310
AutoresKarla Angélica Silva do Nascimento, Lia Machado Fiúza Fialho,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoA proliferação do uso das tecnologias móveis como ferramentas didáticas em aulas de graduação em cursos superiores de saúde vem ampliando-se, no entanto, tais recursos precisam ser adotados com responsabilidade, considerando realidades específicas, com vistas a qualificar o ensino e a aprendizagem; temática que merece reflexão crítica. O estudo teve como objetivo discutir a compreensão dos docentes dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem de uma instituição de ensino superior particular da cidade de Fortaleza, no Ceará, sobre a importância e a adoção das tecnologias móveis no processo de ensino e aprendizagem em suas aulas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou como técnica de coleta de dados um questionário on-line composto de 15 questões – abertas e fechadas – para identificar a importância atribuída à integração da tecnologia móvel nas aulas e a maneira como os docentes a utilizavam didaticamente. Os resultados mostram que os professores acreditam que a utilização de tecnologias móveis pode contribuir significativamente no processo de ensino e aprendizagem na área da Saúde, contudo, consideram fundamental investir na formação docente em serviço, pois inferem que não adianta apenas a Instituição de Ensino Superior possuir estrutura e recursos tecnológicos se não há o conhecimento profissional necessário para uma utilização qualificada. Palavras-chave: Tecnologia móvel. Prática docente. Ensino superior. Educação em saúde.
Referência(s)