Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Integração das Tecnologias Móveis em Aulas de Cursos Superiores da Área da Saúde

2020; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18264/eadf.v10i1.989

ISSN

2177-8310

Autores

Karla Angélica Silva do Nascimento, Lia Machado Fiúza Fialho,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A proliferação do uso das tecnologias móveis como ferramentas didáticas em aulas de graduação em cursos superiores de saúde vem ampliando-se, no entanto, tais recursos precisam ser adotados com responsabilidade, considerando realidades específicas, com vistas a qualificar o ensino e a aprendizagem; temática que merece reflexão crítica. O estudo teve como objetivo discutir a compreensão dos docentes dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem de uma instituição de ensino superior particular da cidade de Fortaleza, no Ceará, sobre a importância e a adoção das tecnologias móveis no processo de ensino e aprendizagem em suas aulas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou como técnica de coleta de dados um questionário on-line composto de 15 questões – abertas e fechadas – para identificar a importância atribuída à integração da tecnologia móvel nas aulas e a maneira como os docentes a utilizavam didaticamente. Os resultados mostram que os professores acreditam que a utilização de tecnologias móveis pode contribuir significativamente no processo de ensino e aprendizagem na área da Saúde, contudo, consideram fundamental investir na formação docente em serviço, pois inferem que não adianta apenas a Instituição de Ensino Superior possuir estrutura e recursos tecnológicos se não há o conhecimento profissional necessário para uma utilização qualificada. Palavras-chave: Tecnologia móvel. Prática docente. Ensino superior. Educação em saúde.

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