
O Filme-Ensaio
2003; Volume: 2; Issue: 5 Linguagem: Português
ISSN
1981-9897
Autores Tópico(s)Visual Culture and Art Theory
ResumoDenominamos ensaio uma certa modalidade de discurso cientifico ou filosofico que carrega atributos amiude considerados literarios, como a subjetividade do enfoque (explicitacao do sujeito que fala), a eloquencia da linguagem (preocupacao com a expressividade do texto) e a liberdade do pensamento (concepcao de escritura como criacao, em vez de simples comunicacao de ideias). Toda reflexao sobre o ensaio, entretanto, sempre pensou essa como essencialmente verbal, isto e, baseada no manejo da linguagem escrita. O objetivo desse artigo e discutir a possibilidade de ensaios nao escritos, ensaio em forma de enunciados audiovisuais. EMbora teoricamente seja possivel imaginar ensaios em qualquer modalidade de linguagem artistica (pintura, musica, danca, por exemplo), uma vez que sempre podemos encarar a experiencia artistica como forma de conhecimento, vamo, por comodidade, nos restringir neste texto apenas ao exame do ensaio cinematografico. Comecando pelos pioneiros russos (Eisenstein, Vertov), introdutores da ideia de um cinema conceitual, tracamos uma trajetoria do filme-ensaio na historia do cinema, como enfase principalmente nas contribuicoes de Godard e Bernadet.
Referência(s)