Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O LATIM COMO SISTEMA ADAPTATIVO COMPLEXO: UMA PERSPECTIVA SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA CLÁSSICA

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Issue: 64 Linguagem: Português

10.9771/ell.v0i64.33898

ISSN

2176-4794

Autores

Johnwill Costa Faria,

Tópico(s)

Historical Linguistics and Language Studies

Resumo

<p>Este artigo, brevemente, faz menção aos usos do latim no passado, como herança cultural, mas também como língua escrita e falada, em recortes de tempo posteriores à Antiguidade Clássica, chegando à contemporaneidade. Nesse sentido, essa língua é tratada aqui na perspectiva de um sistema adaptativo complexo (LEFFA, 2016, entre outros). Assim, muito além do tradicional método gramática e tradução, Engelsing (2014), por exemplo, propõe uma concepção mais ampla de língua, agora com uma abordagem ativa nos seus processos de ensino e aprendizagem, envolvendo a participação do aprendiz em atividades de letramento relevantes, na intenção de transformar o estudante de latim, “de titubeante leitor de poucos autores, em ativo participante da comunidade que se estende por vários territórios do globo e abarca a produção de vinte séculos de história” (Engelsing, 2014).</p>

Referência(s)