Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Da internacionalização à regionalização da educação: ressignificando a prática de mobilidade estudantil a partir de uma ação político-linguística educativa

2019; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4013/cld.2020.181.08

ISSN

2177-6202

Autores

Glenda Heller Cáceres,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O trabalho que aqui apresentamos vai à contracorrente da configuração de um cenário global, no qual a prática da internacionalização no Ensino Superior vem crescendo exponencialmente, especialmente no que se refere a relações educacionais mercadológicas do tipo sul-norte. A política-linguística educativa proposta, que envolveu uma experiência de imersão na Argentina, proporcionada a alunos de Ensino Médio brasileiros, e da qual se originam os dados analisados, permitiu o questionamento sobre as representações dos participantes acerca das línguas envolvidas em práticas de mobilidade estudantil. Com esse objetivo em vista, e apoiando-nos nas estratégias metodológicas da Teoria Fundamentada, mostramos como ações encabeçadas por educadores podem levar à percepção crítica da realidade sociolinguística regional por parte dos estudantes e, ainda, à criação de um caminho que conduza ao estabelecimento de uma cidadania sul-americana.Palavras-chave: representações; mobilidade estudantil; regionalização.

Referência(s)