Artigo Acesso aberto Produção Nacional

TEORIA DO CAOS: UM OLHAR DECOLONIZADOR SOBRE AS PERSPECTIVAS DE CRIAÇÃO NA INFÂNCIA.

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18468/iaca.2020v3n1.p124-138

ISSN

2595-2781

Autores

Adriana Moreira Silva,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A prática denominada de <em>Experimentação de Texturas </em>é o ponto de partida para a investigação dos processos artísticos com crianças pequenas- entre 2 e 5 anos-. Essa prática é analisada a partir dos estudos propostos pela Teoria do Caos acerca dos sistema dinâmicos não-lineares. Ao lançar mão da Teoria do Caos como fonte de análise dessa prática, a proposta redireciona os olhares dos adultos sobre as perspectivas de criação na infância. O modo do adulto dialogar com a criança pressupõe a desconstrução de um pensamento colonizado acerca da atuação do professor e da escola nas experiências artísticas e pedagógicas, por isso, o conceito de decolonialidade de Walter Mignolo (2017) é usado para elucidar a necessidade de dispersão do pensamento epistêmico colonizador dentro dos ambientes escolares.

Referência(s)