
História, Turismo Cultural e Educação Patrimonial nos centros antigos de São Cristóvão – SE, São Luís – MA e Ilhéus – BA
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 21; Issue: 38 Linguagem: Português
10.30612/frh.v21i38.11492
ISSN2175-0742
AutoresIvan Rêgo Aragão, Saulo Ribeiro dos Santos, Saulo Rondinelli Xavier da Silva,
Tópico(s)Museums and Cultural Heritage
ResumoA educação patrimonial envolve práticas educativas tanto para população fixa quanto flutuante, possibilitando trazer à tona o valor único do seu patrimônio cultural. Turistas que se deslocam aos lugares com projetos de educação patrimonial nas cidades visitadas, constatam o valor atribuído pela comunidade aos bens simbólicos, patrimônios culturais, históricos e artísticos. A partir da discussão teórica de textos em livros, artigos manuscritos, documentos e sites eletrônicos, bem como, observação in loco, o artigo analisa a educação vinculada ao conceito de história, memória, educação e patrimônio cultural, tendo como exemplo os centros antigos de São Cristóvão-Sergipe, São Luís-Maranhão e Ilhéus-BA. As práticas na educação patrimonial nos eventos, projetos e lugares do centro antigo, possibilitam um novo olhar na experiência cotidiana. Essa outra forma educativa pode modificar as relações entre população local e os bens culturais do entorno, bem como, turistas e o patrimônio cultural visitado, não perdendo de vista a consolidação de destinos cidadãos e criativos.
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