Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Formação permanente de professores de um município da Grande Vitória/ES: um exercício estético

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 31; Linguagem: Português

10.1590/1980-6248-2017-0120

ISSN

1980-6248

Autores

Maria Elizabeth Barros de Barros, Carlos Eduardo Ferraço, Carmen Ines Debenetti,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

Resumo O artigo trata da experiência de um curso de formação de professores de Ensino Fundamental da rede municipal de educação da cidade de Serra no estado do Espirito Santo, Brasil. Visa contribuir com a formulação conceitual e metodológica no âmbito da formação de educadores no espaço escolar, considerando que os processos formativos não se reduzem à sua dimensão informacional, mas se constituem como uma pragmática cognitiva de invenção de si e de mundos que, igualmente, produz experiências que transpõem os limites das formas subjetivas instituídas, possibilitando a consolidação de um espaço coletivo de diálogos sobre o trabalho na escola. A experiência formativa realizada viabilizou, ainda, a criação de caminhos para pensar a realidade movente, o existir-acontecimento da vida nas escolas, a partir da perspectiva segundo a qual pensar não é representar um mundo já dado e, sim, inventar-se a si e inventar mundos. A dialogia dos encontros se efetivou a partir das experiências advindas do chão da escola por meio das rodas de conversa. O processo formativo visou a criação de práticas educacionais aliançadas com o viver na sua dimensão expansiva.

Referência(s)