Artigo Acesso aberto Produção Nacional

QUESTION TO QUESTION (Q2Q)

2018; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15202/25262254.2017v2n1p43

ISSN

2526-2254

Autores

Angelo Eduardo Battistini Marques, Celso Peixoto Garcia,

Tópico(s)

Education and Critical Thinking Development

Resumo

Neste artigo apresentamos a concepção, estruturação e os primeiros resultados do Método Q2Q ("Question to Question") que procura construir uma nova forma de pensar as disciplinas práticas nos cursos de Engenharia da Universidade São Judas Tadeu (São Paulo). A partir da implantação da nova Matriz Curricular (E2A), as disciplinas práticas passaram a ter um papel primordial na formação profissional, valorizando a busca de solução de problemas e a construção do hábito de trabalhar com métodos científicos e que valorizem a experimentação, a criatividade, a curiosidade e o espírito de questionamento. A disciplina Laboratório de Práticas Integradas (LPI) é estruturada a partir dos objetivos de aprendizagem contidos em cada semestre e articulada em quatro tipos de estratégias: Experimentos Científicos, Desafios, Estudos de Casos e um Projeto ao final do semestre. Essas atividades são concebidas e classificadas segundo os Objetivos Educacionais (Taxonomia de Bloom) e de Aprendizagem (Taxonomia SOLO), alinhando os objetivos aos conhecimentos e competências desejadas às estratégias e aos processos avaliativos. Como se trata de um método em construção, avaliamos as percepções de professores e alunos sobre o aprendizado e também sobre o andamento das aulas e também os conceitos prévios e os construídos pelos alunos durante as aulas. Mesmo se tratando de uma proposta inovadora e que muda os paradigmas de uma cultura de aulas roteirizadas e previsíveis, e que ainda tem muito a ser elaborado, os resultados obtidos até aqui são bastante positivos e promissores.

Referência(s)