Artigo Acesso aberto

Ideias de alunos sobre o “seu” passado doloroso a Guerra Colonial Portuguesa*

2013; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Issue: 21 Linguagem: Português

10.26512/emtempos.v0i21.19835

ISSN

2316-1191

Autores

Luís Alberto Marques Alves, Cláudia Pinto Ribeiro, Renato Magalhães Oliveira, Laura Castro Moreira,

Tópico(s)

Educator Training and Historical Pedagogy

Resumo

Quando se fala de identidade, de consciência europeia, de tolerância, de intervenção cívica, de solidariedade,... a História é requisitada para desempenhar um papel e uma função marcadamente sociais. Por outro lado, quando se questionam os jovens europeus sobre o significado da História, vislumbram-se nas suas respostas a “valorização da História como fonte de aprendizagem” e o respeito pela monumentalidade do passado. O projeto que aqui apresentamos, “Enseigner les passés douloureux en Europe”, tem o objetivo claro de evitar o esquecimento, trazer a densidade histórica que garanta o correto conhecimento do passado, dotar os alunos de competências críticas para assumirem as responsabilidades dos “deveres da memória”. O foco desta pesquisa é tentar perceber como os jovens refletem a questão da reparação histórica como, por exemplo, pensar sobre a justificação, viabilidade, motivos e efeitos de reparação de injustiças históricas. Estas reflexões são uma importante janela para a consciência histórica dos jovens: ao observarmos como refletem sobre a questão da reparação histórica, podemos ver como concebem os limites da responsabilidade individual e coletiva e a responsabilidade moral do Estado e dos seus cidadãos.

Referência(s)