Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A leitura de poesia e sua escolarização: os livros didáticos e a formação de leitores

2020; UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL; Volume: 45; Issue: 82 Linguagem: Português

10.17058/signo.v45i82.14331

ISSN

1982-2014

Autores

Caroline Dambrozio Guerra, Marcus De Martini,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da abordagem à poesia presente no livro Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso (2017), o livro didático mais escolhido e, consequentemente, mais distribuído a partir do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2018. Objetivando refletir sobre o lugar ocupado pelo letramento lírico nas salas de aula brasileiras, este texto discute as problemáticas que envolvem os estudos dos gêneros literários (principalmente o “lírico”), dos livros didáticos e da formação de leitores. O panorama parcial apresentado não é novo: segue-se, na escola, uma tradição já consolidada na abordagem didática de poesia. Embora seja possível perceber, cada vez mais, um avanço teórico quanto aos temas, esse avanço restringe-se ao espaço acadêmico, não alcançando lugar na escola. Além disso, se os pressupostos teóricos chegam à escola, o que ocorre é uma “colagem” de conceitos e sistematizações que não auxiliam no contato dos alunos com os textos literários. No livro didático analisado, não há, portanto, uma aliança entre teoria e leitura literária que auxilie a formação de um leitor de textos poéticos, principalmente no que se refere à reflexão sobre o gênero “lírico”.

Referência(s)