Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O uso da língua para a discriminação

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.13102/cl.v21i1.5233

ISSN

2594-9675

Autores

Raquel Meister Ko. Freitag, Marcus Eugênio Oliveira Lima, Lucas Santos Silva, Victor Renê Andrade Souza,

Tópico(s)

Digital Communication and Language

Resumo

Analisamos uma postagem no Twitter do Ministro da Educação da República Federativa do Brasil que motivou a Procuradoria Geral da República a instaurar inquérito para apuração de crimes resultantes de preconceito e discriminação. No texto da postagem, sistematicamente o “r” é trocado por “l”, em caixa alta. O conteúdo evoca as histórias da Turma da Mônica, cujo enredo gira em torno de “planos infalíveis” de Cebolinha e Cascão para derrotar Mônica. Por analogia, a China estaria envolvida em um plano conspiratório para disseminar a COVID-19. Demonstramos como a manipulação de um traço linguístico pode evocar discriminação e preconceito.

Referência(s)