Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sexualidade e Gênero na atual BNCC: possibilidades e limites

2020; Volume: 1; Linguagem: Português

10.37853/pqe.e202011

ISSN

2675-1933

Autores

Solange Aparecida de Souza Monteiro, Paulo Rennes Marçal Ribeiro,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

O debate acerca de questões envolvendo Gênero e Sexualidade vem ganhando força e, sobretudo, atenção em diferentes espaços e círculos sociais. Esses questionamentos conjugam-se com a luta pelos direitos humanos, pela democracia e, também, pela educação consciente. É sobre este último aspecto que o presente artigo visa discutir, afinal sabe-se de grandes feitos conquistados sobre a rubrica dos temas supracitados e, a partir disso, surge o seguinte questionamento: a expansão dos movimentos feministas e das discussões de Gênero e Sexualidade tem fornecido impactos relevantes para a educação? Para responder essa pergunta, optou-se por avaliar o atual documento normativo da Educação Básica, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, conjecturando analisar se há progresso ou declínio no tratamento de questões envolvendo Gênero e Sexualidade. Palavras-chave: BNCC. Gênero. Sexualidade. Educação sexual.

Referência(s)