Artigo Acesso aberto Produção Nacional

JEAN PIAGET E O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE O MAPA

2020; Volume: 35; Issue: 111 Linguagem: Português

10.21527/2179-1309.2020.111.95-107

ISSN

2179-1309

Autores

Leonardo Pinto dos Santos, Eduardo Schiavone Cardoso,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Esse artigo é parte de uma pesquisa de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e que se desenha como uma aproximação do ensino da Geografia com a Epistemologia Genética de Jean Piaget. Para isto se trabalhou com um grupo de crianças de uma escola pública do Rio Grande do Sul, localizada no município de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. O grupo é formado por estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental em que se buscou trabalhar a reversibilidade e a descentração do pensamento a partir do uso do mapa como ferramenta para se compreender as potencialidades de pensamento destes sujeitos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX