Artigo Acesso aberto Produção Nacional

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: APRENDIZAGEM DE PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS APLICADAS AOS JUROS COMPOSTOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA

2020; INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.23926/rpd.2526-2149.2020.v5.n1.p45-64.id607

ISSN

2526-2149

Autores

Martielle Soledade Souza Santos, Alfredo Dib Abdul Nour,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

O presente artigo trata-se de um recorte de dissertação de mestrado em Educação Matemática. O problema surge da análise de duas tendências que tratamos de articular, por um lado os dados indicam eventuais falhas no aprendizado da matemática e por outro os indicadores superiores a 60% de endividamentos das famílias. O objetivo principal é analisar o desenvolvimento do conteúdo de juros compostos a partir de uma sequência de ensino, tendo como base o estudo das Progressões Geométricas (PG) a partir do movimento da Educação Financeira. O referencial teórico articula as ideias de Skovsmose, referente à Educação Matemática Crítica (EMC), que enfatiza a aprendizagem da matemática de forma política e consciente. O estudo foi aplicado com estudantes do 1° ano do Ensino Médio, de uma escola na região oeste da Bahia, Brasil, em julho de 2018, com a aplicação de uma sequência de ensino. A metodologia se fundamenta na pesquisa de natureza empírica, caráter exploratório e explicativo. As análises foram organizadas em três categorias tratando-se da concepção de dinheiro, do entendimento sobre PA e PG e as propagandas. As conclusões evidenciam a necessidade de ampliação do trabalho procurando contemplar todos os elementos pertencentes à Matemática Financeira, de modo que sejam tratados criticamente.

Referência(s)